terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Especial Casamento 3 - Recepção


Di e o barman, Rafael, sucesso!

Falando de Recepção, a primeira coisa que deve se pensar é: Fazer ou não fazer?
Por isso é tão importante ter feito o passo 1, isso é, verificado a grana.

Se sua opção é não fazer, no problem! Não é obrigatório e nem feio não fazer uma festa. Nesse caso os noivos recebem os cumprimentos na porta da igreja ou do cartório e ponto final!

Agora se o casal optar por fazer uma recepção, as alternativas são muitas e com variações de horário e estilo, aumentam ainda mais! Vou colocar aqui as que eu conheço, se alguém tiver mais dicas depois, pode comentar!

Bolo e champanhe - Se o casamento for na igreja, pode-se procurar um salão próximo (muitas igrejas tem salões acoplados). Se for só casamento civil dá pra fazer a cerimônia no mesmo salão onde mais tarde o bolo vai ser cortado e a champanhe servida. É uma ótima opção pra quem não quer ou não pode gastar horrores)

O Coquetel é uma versão prática também. Não é necessaário que se tenha mesas e cadeiras para todos (pode ter, mas não é essencial), alguns garçons são o suficiente, eles vão passar com canapés, salgadinhos (fingerfood em geral), nesse caso é bacan ter bolo, docinhos e champanhe para o brinde. O casal pode dar um plus no coquetel colocando comidinhas estilo escondidinho de carne seca e saladinhas. Importante, o coquetel é uma coisa rápida, não espere que os convidados fiquem horas por lá.


Almoço ou Brunch - Se o casamento for durante o dia fazer um almoço ou um brunch é a pedida certa. Dependendo do estilo do casal pode até ser algo informal, como um churrasco em uma chácara. Em geral recepções nesse estilo não se transformam em baladas. As pessoas chegam, comem e vão embora. Mas claro, tudo vai depender da agitação dos anfitriões = )



Jantar - Tipo de recepção mais usada, o jantar pode ser simples ou mais requintado. Mas em geral o que se faz é servir canapés, salgadinhos fritos e assados e uma mesa de frios de entrada e depois vir com o jantar que pode ter variações de massas, risoto com carne, peixe e ave. Isso vai depender muito de quanto ($$$) o casal tem pra gastar. Em geral é o tipo de festa mais cara. Dura mais tempo, exige uma diversidade maior de bebidas, e claro, quantidade maior. Se o casal quiser agitar o espaço e transformar a recepção em baladinha, é bacana contratar um bar man e um bom DJ. Faz toda a diferença = ) Vou abrir um parênteses aqui, no meu casamento contratamos um Bar Man que foi o máximo! E sério, sem ele a festa nunca seria a mesma! Ele foi um show a parte!


Enfim, mas é bom ressaltar que pra qualquer tipo de festa precisa ter organização! Quem já casou sabe o trabalho que dá, mas sabe também que ver todas as pessoas que você ama se divertindo, dançando, e comemorando com você, NÃO TEM PREÇO!!!

Uma última observação, quando eu chegar no tópico Lista de Convidados a gente conversa melhor, mas queria deixar bem claro que não sou a favor de festa só para alguns. Acho falta de educação. Sei que é complicado, pra mim também foi, ter que convidar amigos dos pais, primos distantes e tal, mas convidar uma galera pra igreja e depois selecionar poucos pra uma festa, acho chato. Todo mundo teve a mesma preocupação de te presentear, todo mundo se arrumou para o seu Grande Dia e teve o trabalho de ir até lá para te ver e aí vpcê convida só alguns? Sei lá, essa é minha forma de pensar, acho injusto. Prefiro fazer uma coisa mais simples e poder convidar todo mundo do que me meter em situações constrangedoras = )

Fica a dica!

Nenhum comentário: