quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Liso ou enrolado? Enrolado ou liso?

Nasci careca e até os dois anos de idade fui careca. Depois, diz a lenda, que os fios começaram a nascer bem loirinhos, aos poucos os cachos foram aparecendo, o cabelo começou a escurecer... É a última coisa que me lembro: cabelo beeeem cacheado e castanho escuro. Ah! E não poderia deixar de dizer, NUNCA CRESCIAM! Sério, fiz tratatmento de tudo, consultei dermatologistas, tomei vitaminas, fiz exames, NADA, tudo normal, mas o diabo do cabelo continuava do mesmo tamanho. Lembro que lá pelos 12 anos resolvi fazer uma escova pela primeira vez = ( Desastroso! Meu cabelo, fino de mais, não ganhava peso, e não parava na posição que eu tanto desejava. 

O tempo foi passando, conheci a chapinha, mas ainda assim o liso não pegava. Tentei ficar loira, ruiva, cortei o cabelo mais curto, para ao menos mudar o visual, nada dava certo. Era o karma!

Um dia surgiu a escova progressiva, acho que eu já estava no segundo ano de faculdade quando a conheci. Fiquei E-N-C-A-N-T-A-D-A-!-!-! Mas e o medo de ficar sem meu cachos? Falava sobre isso e a grande maioria dos "opinadores" diziam: "Não faz isso, não! Cabelo enrolado é tão bonito". Detalhe, a grande maioria tinha cabelo liso, ou eram homens carecas ou quase carecas, enfim, pessoas que não tem a mínima ideia do trabalho que um cabelo cacheado pode dar.

Pois é, não fiz a tal progressiva, confesso, tive medo. Terminei a faculdade com cachos no cabelo e fazendo escova na franja, o que já foi um progresso. Depois disso fui para os Estados Unidos ser Au Pair e lá pelas tantas do meu ano de babá, resolvi comprar uma chapinha e um produto da Redken que diziam ser bom pra alisar os fios. Comprei tudo junto! Naquele mesmo dia voltei pra casa, tomei banho, passei o tal produto milagroso, e, com o cabelo molhado, fiz a chapinha (tudo bem, sei que isso é um crime, mas a chapinha era específica pra isso e eu só queria realizar meu sonho de ter o cabelo LISOOOO). Juro, conforme o cabelo ia ficando seco eu ia ficando emocionada, nunca vira meu cabelo tão cumprido e tããão liso (nem estava tanto assim, mas eu já achei o máximo!). Quando terminei, fiz questão de colocar um vestido novo, liguei para umas amigas e fomos curtir a noite num barzinho. Eu quase não queria parar de passar a mão nos fios lisos... tirei foto com todo mundo... Foi uma festa! Desse dia em diante continuei sempre fazendo chapinha com o produto milagroso, mas aprendi que se secasse o cabelo antes, maltratava menos os fios = D E, claro, usava também um bom silicone com protetor solar e tals.

Quando voltei para o Brasil, já com 24 anos, estava decidida a me render aos encantos da progressiva. Mas amigos e, na época, namorado me fizeram mudar de ideia. Enrolei, enrolei... Um dia resolvi fazer progressiva só na franja e gostei do resultado. Mas continuava com a cabeça cacheada.

No final do ano passado percebi que estava mantendo os fios cacheados, porém meu cabelo passava 99% da semana preso em um rabo ou coque. Já estava de saco cheio! Então tomei a decisão, me casaria em novembro e em dezembro faria a progressiva! Covardiei um pouco em dezembro e então descobri a escova inteligente, um pouco mais fraca que a progressiva. Conversei com o cabelereiro da minha cunhada, que me apresentara a inteligente, ele sugeriu que eu fizesse relaxamento antes e depois a inteligente por cima. Com medo, TOPEI! Depois de muito enrosco, no dia 6 de janeiro de 2010 fiz a inteligente!!!


CONCLUSÃO: Continuo amando cabelos cacheados bem cuidados, mas, como meu tempo (nos dois sentidos) era curto e eu não conseguia cuidar dos meus, a escova progressiva foi uma ótima solução. Agora fico sempre de cabelo solto, não ando mais de cabelo molhado.




Chapinha...


Sem chapinha (nesse dia bem cuidado = )

6 comentários:

Isabela Sady disse...

Oi Carla, sou do Clube das Esposas e acabei de conhecer seu blog.

Nasci super cabeluda. Cabelo preto até na testa. Com uns 3 ou 4 anos, já tinha cachos e cabelo fino, o que fez minha mãe cortar meu cabelo Joãozinho.
Até meus 9 ou 10 anos, ele cresceu super liso, nada parava nele. Até que repiquei meu cabelo inteiro...
Aí voltaram os cachos.
Comecei a fazer amaciamento para tirar o volume e em alguns lugares parecia que tinha dread locks no cabelo...rs
Com uns 14 anos comecei a fazer escova e não parei mais.
Até que inventaram a escova progressiva...comecei a fazer em 2005 se não me engano e hoje só faço a inteligente.
Eu acho liiiindo cabelo cacheado, mas o meu era indefinido, nem uma coisa nem outra, por isso fiz a progressiva.
E como tenho muuuito cabelo ele arma.
Bom, hoje não consigo vivr sem...rs

beijos

Daniele disse...

Olá Carla, achei o máximo sua iniciativa de escrever sobre NÓS mulheres. Parabéns!
Bj ;) Dani

Anônimo disse...

ei essa Dani ai em cima não sou eu!!!
hahah by the way...

Carla, eu acho cabelo cacheado um máximo.Lindo.Na verdade, acho que deixar o cabelo ao natural é mto bom. É mto mais fácil vc ir a favor da natureza dos seus cabelos do que passar a vida lutando para eles serem o que definitivamente não são. Eu nasci com cabelo loiro, liso com cachos nas pontas. Com o tempo ele foi escurecendo, ficou sem os cachos e tomou uma posição meio indefinida, não era liso nem tão pouco cacheado. Ficava irritada na adolescêsncia, me perguntava pq ele não era liso escorrido...fazia chapinha e tudo. Mas ai com o tempo fui percebendo que ele tendia para o ondulado, que se eu cuidasse ele criava umas ondulações nas pontas. Ai que comecei a usar cremes e procurar cortes que favorecessem esse estilo. Hoje sou muito feliz com meu cabelo, não tenho trabalho e vivemos uma relação de harmonia.
Sei lá, acho que o importante é aprender a escutar os cabelos né?!Vai ver que os seus pediram a progressiva e agora vc pode ser feliz com seu cabelo!!!!que boooom :)

Patty disse...

Carla, sou do clube das esposas, adorei seu Blog, adoro cabelos enrolados, mas o meu só enrola qd pego serra e vou para a praia ou seja quase nunca rs.

bjs

Anônimo disse...

Carla!!!Sou fa de um cabelo lisao...mas amei de paixao os seus cachos...seu rosto fica muito mais iluminado!
Seu marido tem razao de sentir falta dos seus cachinhos...
beijo

Carla Vila Verde disse...

Isa, realmente a progressiva mudou nossas vidas = )não?

Dani, estou adorando escrever sobre a gente!

Patty, que ótimo receber sua visita! Apareça sempre!

Dani Dani, estou voltando pro natural... Quer dizer, estou um tanto confusa com essas histórias cabelísticas.

Anônima, eu tb adoro meu cabelo cacheado = ) O problema é só ter tempo pra cuidar... Mas olha, já tem um tempão, cerca de 8 meses!!! Tô voltando por natural.

Beijinhos