segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comidinhas - Mousse Duo de Maracujá e Chocolate


Yammy = )


Esse foi o único que eu coloquei mais mousse de maracujá que de chocolate, mas isso vai de gosto! Você pode fazer como achar melhor.


A receita rende uma média de 10 porções


Receitinha que fiz (junto com o maridão) de sobremesa para o jantar de Dia das Mães.
Sorry que não lembrei de tirar foto do passo-a-passo = / Mas prometo explicar diretinho e tirar todas as dúvidas, ok?!

Vamos lá, você vai precisar fazer dois mousses diferentes e acho que facilita explicar como se faz um e depois o outro.

Primeiro o mousse de chocolate
Você vai precisar de:
- 150g de chocolate meio amargo
- 100g de chocolate ao leite
- 3 ovos
- 4 colheres de sopa de açúcar
- Uma caixa de creme de leite (200g)

Comece picando os chocolates. Junte os dois (ao leite e meio amargo) para derreter em banho maria ou no microondas. Enquanto o chocolate derrete e perfuma sua cozinha = ) separe as gemas das claras dos três ovos. Bata as gemas na batedeira até dobrarem de tamanho, continue batendo e adicione as 4 colheres de açúcar. Coloque a gemada em um recipiente grande e misture o chocolate derretido mexendo sempre e delicadamente (sem se apavorar, o chocolate vai começar a endurecer, mas é normal, o importante é deixar a mistura homogênea). Use a batedeira para bater as claras em neve (importante, tem que lavar o recipiente da batedeira e secar muuuuuuiiiitoooo bem antes de colocar as claras, se tiver uma gotinha de água você corre o risco de não ter claras em neve nem com uma hora de batidas!)
Deixe as claras batendo e aproveite o tempo para colocar o creme de leite na mistura de chocolate com gema e ovos. Coloque as poucos e mexendo sempre. Por último, acrescente as claras em neve. Mexa, mexa, mexa, sempre com delicadeza! Prontinho. Aí é só colocar nas tacinhas escolhidas.

Vamos ao de maracujá (mais fácil ainda!)
Vamos precisar de:
- 5 claras de ovo
- Uma lata de leite condensado
- Uma lata de creme de leite (395g)
- Suco de maracujá concentrado (tipo Maguary) - Vamos usar a medida de uma lata de leite condensado
- Três colheres de sobremesa de gelatina sem sabor ou de maracujá

Primeiro passo, separe as claras das gemas. (Infelizmente as amarelinhas não entram nessa receita, mas vale guardar num potinho e usar depois pra fazer um omelete, ou uma farofa ou sei lá!). Use a batedeira para bater as cinco claras em neve. Ao mesmo tempo, coloque no liquidificador o creme de leite, o leite condensado e o suco de maracujá e deixe lá batendo. Vai ficar um barulhão só! Imagina liquidificador e batedeira trabalhando juntos. Vale usar fone ou protetor de ouvido = ) Desligue o liquidificador e dê uma olhada se as claras já estão no ponto. Hora do silêncio. Coloque cinco colheres de sopa de água para esquentar e dissolva a gelatina (incolor ou de maracujá) na água quente, coloque na mistura do liquidificador e bata mais um pauco. Pronto. Despeje o conteúdo do liquidifiador sobre a clara em neve e mexa com uma colher. Mousse prontíssimo! Só colocar nas taças sobre o de chocolate.

Pra enfeitar usei sementes de maracujá, folhas de hortelã e palitinhos de chocolate que meu marido fez (!), mas pode ser raspas de chocolate ou o que sua criatividade mandar!

Achei que a minha taça ficou muito grande e muito cheia, das 7 pessoas que estavam na mesa, só três conseguiram comer tudo (eu não fui uma delas!). Mas todos adoraram!!!! Acharam lindo e sentiram o carinho!

Espero que vocês gostem = )

Beijinhos

7 comentários:

Sissi | www.commode.com.br disse...

Tenho horror a maracujá. Mas, claro, dá pra adaptar pra uma frutinha mais amiga. Rs

Bjocas.

Apartamento Fashion disse...

poxa, poxa, poxaaaaaaa! não é justo ver esse mousse justo qdo eu to morrendo de vontade de comer uma sobremesa!!!!!!! que delíciaaa!

Poly disse...

ARRASOU na escolha da receita! Aixxx que delícia que isso deve ficar! Chocólatra assumida e apaixonada por maracujá! Aiai.. Vou tentar no find! :D

Narda disse...

E eu já adoro mousse de maracujá!
Uma das minhas sobremesas preferidas.

Momô disse...

pára de querer me engordar? obrigada
hauahuahauha

Carla Vila Verde disse...

Sério Sissi??? Eu sou uma louca, apaixonada por maracujá! hehe Mas certeza que dá pra adaptar... Quem sabe limão?

Rafaela, já sei que sobremesa fazer se um dia vc for jantar na minha casa = )

Momô, não fica brava = ) Não quero te engordar, não! hihi Prometo que o próximo comidinhas vai ser mais light!

BeijoCAs

Carla Vila Verde disse...

Karol, hehe não é justo mesmo! Concordo total!

Polyyyy, tentou??? Minha cunhada comeu quando eu fiz e dois dias depois ela fez a receitinha! Adorou!

BeijoCAs