sábado, 29 de maio de 2010

Especial Casamento 6 - Lista de convidados e Convites

Vamos lá! Assunto delicado hoje.
Confesso, fazer lista de convidados não é tarefa fácil, principalmente quando os noivos decidiram por fazer recepção.
Bom, meu conselho, use seu coração. Tem, sim, que respeitar convidados dos pais e dos sogros, gente são os filhos deles que vão casar, então... básico, por mais que eles não possam ajudar com nada, eles têm direito, sim. Claro, vale falar do bom senso, se, por exemplo, sua sogra quer convidar todo mundo da rua, do trabalho, e do mercadinho da esquina, não dá, né?! Mas, você e seu noivo podem conversar e explicar que a grana tá curta e que se paga por pessoa e pedir para que ela estabeleça prioridades. Minha sogra, por exemplo, quis convidar muitas pessoas, mas a maioria era só pelo fato de entregar o convite e compartilhar a alegria. Convidou as 25 irmãs do Carmelo de Cotia, que obviamente não poderiam ir, porque vivem em clausura, mas nós fomos lá entregar o convite, ela fez questão = ) e foi um momento bonito, a irmã que recebeu o convite disse que estavam todas rezando por nós, quer coisa melhor?
Enfim, o que nos ajudou na lista, foi começar estabelecendo um número de pessoas e depois, se a lista começava a passar, a gente repensava os critérios que estava usando. Começamos pensando em fazer algo para 100 pessoas, isso subiu pra 150, 200, 250, 300... A lista chegou a ficar com 500 convidados. Sério (!!!) Fiquei D-E-S-E-S-P-E-R-A-D-A! E não valeu a pena. No fim de tudo, tudo mesmo, cheguei a uma conclusão, não deixe de convidar ninguém que o seu coração mandar, CONVIDE, não sofra. Da minha experiência, desses 500 convidados 300 confirmaram e 270 foram. Tudo bem que meu BIG DAY foi em Aparecida, interior de São Paulo e a maioria dos convidados eram de fora. Então... isso pesou. Mas enfim, posso garantir uma única coisa, ver sua família e seus amigos queridos se divertindo, dançando, bebendo... NÃO TEM PREÇO!!!!
Convite

Pois é, dizem que o convite é uma prévia do casamento. O estilo do casamento tem que estar claro no convite e coisa e tal. Concordo com isso! Porém eu acho um absurdo o preço que eles cobram por um único convite! É muita coisa. Um super-simples que gostei, saia por R$ 6 cada um = O Choquei! Como assim, aquele pedacinho de papel e envelope que depois vai pra lata de lixo??? (eu pelo menos nunca guardei...) Enfim, foi aí que eu e Diego decidimos fazer os convites. Sério! Olha, deu trabalho, muuuuiiito trabalho, mas valeu a pena. Acho que a gente gastou menos de 10% do que gastaria mandando fazer e passamos muito tempo juntos, conversando de monte = )

Aí embaixo eu e Diego finalizando os bonitinhos = ) Fizemos o detalhe em sisal com folha seca, compramos todas as folhas, imprimimos, fizemos o texto... Pra resumir, fizemos TUDO!
Eu faria de novo = ) Mas, se tivesse um pouco de grana sobrando, acho que mandaria fazer, não tenho certeza... #confusa hehe


Eu e o Di montando os convites (trabalheira boa!)




Convite PRONTO (frente)

Convite PRONTO (verso)


Convite aberto
Espero que tenha ajudado!
BeijoCAs

8 comentários:

Patricia Calis - Lua de Mel Sob Medida disse...

Adorei essa dica, mas adorei com força...Porque deve mesmo ser muito complicado essa coisa de convidar ou não pessoas.

bjssssss

Carla Vila Verde disse...

Pati, fazer a lista de conidados, pra mim, foi mais difícil que TUDO! Sério, mais difícil até do que escolher o vestido!
Obrigada pelo carinho, querida!
Beijos

Bebel disse...

Carla,
Sou recem casada tbm e posso assinar embaixo: A lista de convidados é um tormento!! A parte mais dificil .. e sim .. há uma margem de faltas no dia D .. mesmo após confirmação pelo RSVP, podemos contar com pelo menos 15% de ausencias ...
Dessa parte não tenho saudades não ..rs...
Beijos
Parabens pelo BLOG!!

Nina disse...

Carlinha, amo esses post de casório, como já havia dito! =D
Adorei o lance da lista, pq mesmo vc sonhando com o casório, vc jah começa a sofrer cm a lista, imagino o quão dificil deve ser fazê-lo. E esse lance de convidados dos pais e sogros é dificil tbm, vamos combinar, pq os convites deles é pra papagaio e piriquito q tem a ver cm eles e nn com os noivos neh? Tudo precisa ser feito e visto cm mto cuidado pra nn criar conflitos na melhor época, que é organizar tudo neh?
E o lance do convite, como vcs chegaram a conclusão do modelo de convites que vcs queriam? E ql é o significado dessa folha na frente do convite?

Carla Vila Verde disse...

Bebel, eu tb não gosto de lembrar dessa parte = ( Ter que cortar pessoas da lista... Credo! Por isso eu não quero mais ter que passar!
Obrigada e apareça!
Beijos

Carla Vila Verde disse...

Nina, pois é, precisa ter muito paciência e calma pra esse negócio de casamento hehe Exatamente pra evitar conflitos!

Sobre os convites... Bom, longa história, a gente definiu esse modelo porque eu vi em uma loja, gostei e logo saquei que era fácil de fazer. Era simples e ficaria bonito. Comprei pra parte de dentro o papel linho 180gr e para fora o verde santiago 120gr (se não me engano) Eu já sabia que queria algo em verde (tudo no casório teve tons dessa cor, já que somos agora o Sr. e a Sra. Vila Verde, hehe).
O enfeite... bom, eu gosto de coisas rústicas misturas com clássicas e tal, por isso escolhi o sisal (foi super difícil de achar nessa expessura, rodei o mundo!) e aí eu queria um toque de natureza e achei essa folah seca amarelo dourado que achei linda! (dá pra ver na foto que estamos eu e o Di), pq na prévia do convite eu peguei uma folha que estava na rua e coloquei, só pra ter uma ideia de como ia ficar...

Espero que tenha dado pra entender!!!

beijos

Nina disse...

Deu pra entender sim... obrigada!! =D Ficou lindo, por sinal!

Carla Vila Verde disse...

Obrigada! =B
Beijinhos