sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comidinhas - Bruschettas

Olha aí a foto que tirei no dia que escrevi esse post aqui. Foi bem assim, enquanto escrevia fui comendo e bebendo o vinho branco - gosto mais do tinto suave, mas esse era bem bom e tinha uma garrafa linda que eu guardei ainda não sei pra quê! Mas guardei, tá lá na lavandeira. 



E, como prometido, vou dar a a inha receita de bruschettas = )




Coisa simples, você vai precisar de:

- pão italiano, de preferência o de baguete, é mais fácil de cortar do que o de bola (se não tiver pão italiano, pode usar o francês como eu fiz nesse dia da foto, mas o melhor é o italiano, mesmo)
- tomate
- cebola
- molho de tomate pronto, daquele que vem com pedaços - é mais gostoso.
- orégano
- mussarela ralada ou em pedaço (pode ser em fatia também, mas é que eu gosto de usar a ralada, questão de preferência)
- sal
- azeite

O processo:

Corte o pão em rodelas de mais ou menos 3 cm (chutei essa medida), sei lá corta o mais fino que você conseguir deixando a rodela inteirinha. Não vale amassar o pão, hein?! Por isso, recomendo: pegue uma faca de pão bem boa. Enfim, vá cortando e já colocando as rodelas nas formas, ou, na forma, depende da quantidade. Aí, na sequência, passe, com a ajuda de uma colher,  o molho sobre o pão. Eu gosto de bastante molho, mas você pode colocar só um pouco. Como tudo nessa receita, a quantidade você estabelece.

Em seguida corte os tomates em quadradinhos pequenos e delicados, sim, isso mesmo, delicados, pro prato ficar bonito = D Corte quantos tomates você quiser. Corte também cebola em quadradinhos pequeninos, o menor que vc conseguir. Se não comprou o queijo ralado, comece a ralar ou chame o marido para ajudar nesse processo.

Coloque mais ou menos uma colher de sopa de tomate picadinho e uma colher de chá de cebola sobre cada rodela de pão. Vá fazendo em linha de produção, primeiro coloque o tomate em tudo, depois a cebola em tudo, depois salpique um tico de sal em tudo, depois orégano em tudo, depois queijo em tudo e depois orégano em tudo, de novo - porque orégano é muito bom, mas se você não gosta tanto, salpique apenas sobre o queijo - e, por fim, coloque no forno. Se você não sofre de TOC, pode usar outra sequência, mas algo em mim não deixa eu sair da linha de produção, entende? É o seguinte, a ordem dos fatores altera o produto, sim. Não dá, por exemplo, pra colocar o tomate sobre o queijo (nunca tentei, mas algo diz que não vai ficar tão bom).

Agora atenção ao forno (não, eu não esqueci do azeite, ele entra depois), o queijo precisa derreter, mas o pão não pode virar torrada, tem que ficar crocante e só. Não sei exatamente quanto tempo... Vai depender da temperatura. Acho que eu deixo no fogo médio por uns 10 min. A única coisa que eu tenho certeza, mesmo, é que quando tá ficando pronto sobe um perfume deliciosooooo = D

O azeite você pode deixar na mesa, ou, pode derramar um fio em cada uma antes de servir. A escolha é sua. Eu coloco na mesa, assim meus convidados podem colocar a quantidade de azeite que quiserem.

É isso, rodadas de bruschettas com um bom vinho podem animar conversas noite a fora. Não duvide! Hoje é sexta, né?! Que tal tentar?

Se alguém fizer, me conta?

Beijos e um final de semana LIN-DO-!

4 comentários:

Alexandra disse...

Fiz esta receita e adorei!!
Postei no meu blog e fiz os créditos pra ti.

Se puder passar lá e conferir!

Alê
clubedaale.blogspot.com

Karen disse...

Cá, umas dicas pra melhorar suas brusquetas:

Antes de montar as brusquetas, coloque o pão cortado no forno para dar uma torradinha, assim o pão fica torradinho por cima e por baixo.

Acrescente um pouco de manjericão. Pode ser o desidratado,de saquinho, mas se tiver o fresquinho fica melhor ainda

léa thomaz disse...

faço assim com pao de forma fica uma pizzazinha hum fica delícia. obrigada pela receita.

Carla Vila Verde disse...

Que delícia, Léa, vou experimentar com o de forma também! Beijos