sexta-feira, 21 de maio de 2010

Especial Casamento 8 - Civil e Religioso


Hoje vim aqui escrever sobre o Casamento Civil e o Religioso. Eu casei nos dois e no mesmo dia, mas não aconselho = / Porém não tive escolha, casei no interior e a única opção que me restou foi essa! Pois bem, se a sua intenção é fazer os dois, procure marcar aquele que terá menos gente para uma semana antes. Minha cunhada fez assim e deu super certo. Ela casou no civil em um sábado e no seguinte, casou no religioso. Os dois no mesmo dia é um pouco corrido, confesso. Mas dá pra encarar, só digo que não é a melhor opção.

Agora, pra quem vai fazer religioso com efeito civil, tem que perguntar no templo/igreja que você vai casar se eles fazem, ou perguntar para o padre/pastor. Mas nesse caso, é bem tranquilo, é o facilitador dois em um! (no meu caso não podia... a paróquia que casei não permitiu, mas beleza).

Sobre o regime de partilha de bens que o casal vai adotar: gente isso você decide já quando vai lá marcar a data do civil e coisa e tal. Eu cheguei lá no cartório e a moça perguntou, a gente não sabia (que vergonha) aí ela disse que o mais comum é o de comunhão parcial de bens, (tudo que a gente conquistar junto é dos dois, o que veio antes é de cada um). Mas depois eu queria tanto ter feito o de comunhão universal... (tudo dos dois, o que veio antes, durante e depois), acho que esse é de uma entrega tão maior, mas enfim, aí a gente até foi ver pra mudar, mas era burocracia atrás de burocracia. Tem também o separação total de bens (é sempre tudo separado, o que veio antes e durante também). Enfim conversa rapidinho com seu noivo antes de irem lá no cartório, hein?

Para quem vai casar só no civil e vai fazer recepção, eu acho meio chato aquela coisa de ficar todo mundo já sentado na mesa onde vai comer e beber depois... Fui em um casamento que fiquei morrendo de dó dos noivos, porque as pessoas que estavam sentadas lá atrás não prestaram atenção em nada que o juiz de pais falou, ficaram conversando, (uma mega falta de respeito). Bom, na verdade eu fiquei um pouco traumatizada com esse tipo de casamento porque fui em dois na minha vida e os dois tiveram esse problema. Poxa, é um momento tão especial na vida do casal... tem que ter respeito, né?! Então, se você está pensando em fazer alguma coisa nesse estilo, certifique-se de que o som vai chegar até lá atrás, já ajuda a manter as pessoas quietas = ) Agora, se você tem a opção de ter um espaço grande com local para cerimônia de um lado e local para mesas e recepção do outro, melhor ainda, fica até mais elegante!

Ah! Já ia esquecendo, em geral o juiz de pais não sabe falar coisas muito bonitas = ( Eles tentam brincar um pouco e tal, mas as vezes são tão sem graças... Então, se você está pensando em fazer o civil só com o cara da lei, pensa bem, pode ser uma boa chamar um padrinho para falar alguma coisa, ou os pais, ou mesmo os noivos podem escrever e ler seus votos (bem americano... mas eu acho lindo). Enfim, é seu big day e você pode TUUUUDO!

BeijoCAssss

3 comentários:

Carol disse...

Amei! Eu vou me casar na igreja e pretendo casar no civil antes... Mas quero muito que os votos sejam feitos por nós mesmo, e não a tradicional frase: Te prometo ser fiel, te amar e te respeitar, etc, etc, etc. Quero que seja algo lindo, profundo, bem verdadeiro. Preciso convencer o namorido a aceitar isso também!! Beijinhos

Carla Vila Verde disse...

Carol, conversa com ele e explica direitinho que isso é importante pra vc e tals... acho que ele vai entender. Me arrependo de não ter feito votos escritos por nós = / Mas tudo bem, quero ver se no aniversário de um ano a gente renova os votos e aí a gente pode fazer novos votos!!! Querida, precisando de alguma coisa, só gritar! Vai ser um mega prazer ajudar!
Beijinhos

Anônimo disse...

Legal o tópico, mas o correto é "juiz de paz" e não "juiz de pais", ok. Bj!