quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Como reformar um bar de madeira antigo?

Olha só como ficou meu barzinho depois da reforma:



Como eu me empolguei na reforma e não tirei fotos do antes, procurei no google algumas imagens que se pareciam com o móvel antes da reforma. Não é o meu móvel, ok? Mas ele estava com bastante verniz e era avermelhado, tipo esses aí de baixo. Para o trabalho segui as dicas da Veronica, do Ateliê Além da Rua. Ela tem dicas ótimas para quem gosta de colocar a mão na massa.


Na primeira foto abaixo dá pra ver a comparação da cor original do bar e de como ele ficou depois de ser lixado. Só comecei a lixar depois de desmontar o móvel todo e de tirar todos os espelhos. Nessa parte é importante tirar bem o verniz. E então, depois de suar muito e de ficar coberta de pó, limpei a madeira com um pano não muito molhado. Esperei secar e comecei a pintar. Preferi usar pincel. O rolinho é bom, mas não muito preciso, ele não chega em todos os cantos. Acho que vale experimentar pra ver o qual você realmente gosta. A cor escolhida foi um vermelho fosco da Renner, tive que mandar fazer na hora porque eles não tinham pronto. O pior é que não lembro o número da cor.


Depois de 4 demãos, com um intervalo de 8 horas entre cada uma delas e um tempo de espera final de 24 horas consegui montar meu móvel de novo (Dica 1: uma parafusadeira ajuda horrores nesse processo. Dica 2: de depois de passar dois dias lixando o bar e de quase morrer de dor nos braços descobri que a furadeira do meu marido também lixa, foi só comprar uma peça e pronto! Mas aí né... já tinha lixado vários móveis. Então, sugestão, dá uma olhada na furadeira que tem em casa e não gaste teu braço = ).

Enfim o bar ficou pronto e eu enchi ele com taças, copos e muitas bebidinhas! Não ficou um charme?

Detalhe, pra fazer esse projeto é necessário salto baixo, mesmo, de preferência uma havaianas surrada, porque fica tudo imprestável depois.

Nenhum comentário: