sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Perfil: Um Make feito pra durar (parte 1)

Bom dia, Amoras!

Essa semana tive uma ideia e espero que vocês gostem. Bom, ano passado eu escrevi um perfil da blogueira Vic Ceridono do Dia de Beauté, foi meu TCC da Pós Graduação em Jornalismo Literário. Deixei o bendito guardado durante todo esse tempo acredita? Terminei de escrever em maio de 2010 (!) Bom, muita coisa já aconteceu nesse período. Vic já não está mais na RG, agora ela é a editora de beleza da Vogue, os acessos ao blog dela já nem sei a quantas andam. O blog agora está hospedado no site da Vogue (chic, né?!) e com certeza  muito mais coisa mudou. Porém um perfil é sempre um perfil, a história de como ela começou o blog e tudo mais, tá lá, registrada. Como o texto é grande (é uma reportagem), resolvi dividir em oito partes (vai ficar tipo uma foto novela sem fotos, haha).

Acho que vou postar sempre nas sextas porque aí a gente tem o final de semana pra ler!

Então, sem mais delongas, com vocês o texto:

Um make feito pra durar

Ligou a câmera de cara lavada. Branca, como só uma pessoa que não toma sol há oito anos pode ser. Olheiras aparentes. De fundo, o cenário é um quarto, dá pra ver a ponta da cama, um armário com porta-retratos e outras prateleiras e uma porta que pode ser a do banheiro. Com a voz suave, começa: “Olá, voltando com a TV Beauté. Eu vou fazer um vídeo que muita gente pediu que é preparando a pele”. Nesse momento, o celular toca, provavelmente recebera uma mensagem. Ela faz uma caretinha engraçada de quem ficou um pouco sem graça, mas não perdeu o glamour. Explica que antes já tinha passado hidratante facial e primer, um produto que prepara a pele para receber a maquiagem.

Vic, ou melhor, Victoria Ceridono, nem sempre usou primer. Ela sempre gostou de maquiagem, mas foi aos poucos que aprendeu cada detalhe de um make perfeito. Aos poucos, também foi colecionando produtos de marcas nacionais e internacionais e, hoje, no alto de seus 24 anos recém completos, alcançou postos invejáveis.

A paulistana é a dona do blog de beleza mais famoso do país, o Dia de Beauté, para o qual faz posts quase que diariamente, é a editora de moda e beleza da RG Vogue, colabora com a Vogue e faz matérias para a Homem Vogue, Vogue Noivas, Passarelas, para as revistas Iguatemi de São Paulo, Campinas e Brasília, faz consultoria para o Portal de Maquiagem da Avon e entrou para um projeto da Seda e um outro da Enjoy. Vic ainda se dedica, como hobby, à vida de maquiadora. Sério! Ela maquia e dá aulas de maquiagem, mas isso é meio em off, “se eu divulgar não vou mais ter vida”, comenta.

Realmente, imagina se ela resolve divulgar no blog que faz maquiagem e ministra aulas de auto-make, certeza que as cerca de 35 mil pessoas que acessam o Dia de Beauté, diariamente, iriam enlouquecer! E a Vic, de fato, precisaria conversar com o senhor do tempo pra conseguir dias de 40 horas e semanas de nove dias para dar conta de tudo, que já não é pouco.

Mas a menina gosta de trabalhar! É workaholic, confessa. De manhã, teoricamente, trabalha para o blog, quando não tem entrevistas como essa aqui, ou para programas de TV, ou eventos de lançamento de produtos. Isso quer dizer, sobra pouco tempo para a página da internet. Às 14h ela começa o trabalho na Vogue, que vai até às 21h. De sexta e sábado é dia de trabalhar com o hobby secreto, que ela teima em querer largar, mas não consegue.

Na primeira entrevista, Vic disse que tinha parado. “Até ano passado eu maquiava, mas agora parei, preciso ter mais tempo pra mim”. Mas aí, num segundo momento de conversa, ela contou que tinha passado o final de semana trabalhando, maquiando. “Achei que você tinha parado”, comentei. Ela me olhou com uma carinha de menina faceira, “pois é, não parei”. Vic explicou que não quer parar, ela gosta de maquiar, e gosta muito, mas que adotou uma estratégia, só vai continuar maquiando as clientes que já são amigas e queridas. Para as outras pessoas que ligam de vez em nunca, o preço vai ser o dobro, se aceitarem, ela faz, mas tem que compensar.

“Eu amo fazer maquiagem”, se declara, “mas estou aprendendo a falar não, porque eu realmente não sabia. Pra todo mundo que ligava eu dava um jeito, mas agora meu critério é este: ter vida!”.



Por hoje é só!

BeijoCAs e um final de semana cheio de brilho e alegria!

2 comentários:

Reinaldo Glioche disse...

Muito legal a primeira parte do perfil Carlinha. Ou, para que as bases fiquem bem estabelecidas, da fotonovela sem fotos. rsrs
Legal saber que a Vic (aceitando o convite à intimidade proposta por seu texto) já evoluiu na carreira. Merece! Mais legal ainda é ter acesso ao seu TCC. Sempre um material diferenciado. Que o diga o Caco!

Beijos

Vanessa Brasileiro disse...

Adoro a Vic!!! O texto tá muito muito bom! Parabéns!!!