quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como tirar bolor de roupas e sapatos?

Uma infestação de bolor pegou minhas coisinhas!!!! Socorrooooo!!!

Eu não sei de onde isso começou, só sei que um dia me dei conta que a capa do meu violão estava cheia de bolinhas brancas. Limpei com álcool e depois passei até removedor. Bom, por um tempo passou mas voltou. Aí outro dia fui pegar um sapato e estava todo embolorado também. Uma conhecida me perguntou se eu guardava meus saptos em caixa de papelão e eu disse que sim. Bingo! Ela disse que isso dava bolor. Pois bem, deixei os sapatos nas caixas = ( Semana passada o desespero tomou conta de mim. Quase todos os meus saptos tinham sinais de bolor e alguns estavam completamente embolorados.



Tirei todas as caixas!!!! Simplesmente todas.


Olha aí o coitado do meu sapato lindooooo todo pintado de branco. (era o último a passar pelo processo de limpeza e aí lembrei de tirar foto)

Como não sabia bem o que fazer, levei tudo pra lavanderia, limpei com um pano úmido e depois coloquei álcool no pano e passei em cada um. Coloquei no sol pra secar e então voltei para o armário, dessa vez sem caixa.

Mas o pior foi quando sexta passada o Di foi pegar uns ternos no armário e umas gravatas que ele não usava há tempos. Gente, tudo embolorado! O desespero aumentou.

O que mais me assustou de tudo isso é que, poxa, meu ap é tão novinho (tem 6 meses que moro lá!) e tão limpinho. Fiquei triste.

Corri no meu amigo Google e procurei soluções pra acabar com o bolor. Num fórum ouvi falar do Sanol TF, um spray que promete acabar com o bolor todo.

O Di foi no Extra e encontrou o tal Sanol TF, comprou também naftalina, diz ele que é bom. Hoje a noite vou tentar aplicar o produto nas coisas. Conto pra vocês.

Se alguém já sofreu com isso ou sabe de algum truque milagroso, please! Me ajude!!! = )

BeijoCAs com cara de preocupação = Ç

13 comentários:

Gi disse...

Olá Carla,

olha este tipo de problema não terá uma solução definitiva e sim cuidados que vc tem que ter sempre.
1º) - Um dessecador é muito bom, é tipo de uma caixinha plástica transparente que absorve a umidade do ar e armazena na caixa, devendo trocar periodicamente. Esta caixinha pode-se encontrar em qqr supermercado hj em dia aqui no Brasil. O nome que vem na caixinha é 'SECAR'.
2º) - Uso de alcool e vinagres para a limpeza externa ajuda a diminuir a infestação fungica.
3º) - Ao efetuar a limpeza seque bem o lugar e evite colocar toalhas molhadas no mesmo ambiente, por exemplo.
4º) - quando possível, abrir portas e janela para arejar.

São alguns cuidados que vão te ajudar!

Beijos,
Gi

Fer disse...

Oi Carla!!!

Aconteceu as mesmas coisas nos meus sapatos, eu também guardo eles em caixas, porque tenho pouco espaço e assim, posso deixar um caixa em cima da outra.
Eu limpei todos eles com alcool, deixei secar bem, e passei LISOFORME, é um spray tbm, não sei se o principio é o mesmo desse Sanol que você falou, mas é ÓTIMO!!! Nunca mais tive problemas. Sempre que limpo um sapato, já passo o Lisoforme pra garantir que não vá embolorar de novo.
Ah, esse LISOFORME, tira até chule de Melissa (sapatos de plastico).

Beijinhos,

Fernanda

Nellie disse...

Adorei seu blog! Vou passar sempre por aqui...
beijos

Camila Oliveira disse...

Oii Carla, olha eu curtindo as férias em casa, aproveito pra passar aqui rs
Então, esses dias eu estava procurando dicas de como guardar a câmera fotográfica (finalmente consegui comprar a minha :] ) e vi gente que usa o tal do Secar ou Mofim pra diminuir a umidade dos armários e afins. Eu já vi a venda no Extra, parece que ele acumula a água no potinho, não sei. Pode ser que funcione!
E depois que eu voltar vou querer saber como você faz pra guardar a sua cam, tô toda preocupada em estragar. haha

Beijos!

Camila Colares disse...

Oi Carla, estou adorando seu blog viu acompanho todos os dias.Bolor em sapato é difícil de tirar mesmo, tem que ficar constantemente limpando, eu lhe aconselho a não passar alcóol nem qualquer produto químico muito menos colocar nafitalina no seu guarda roupa, pois o cheiro impreguina nas roupas e nunca mais sai, o melhor que tem a fazer é passar um paninho úmido e depois um seco e sempre mante-ló arejado isso ajuda muitoo, e se possível colocar um dessecador é tipo de uma caixinha plástica transparente que absorve a umidade do ar e armazena na caixa, ele é milagroso mesmo absorve todo o mofo.Espero que tenha a ajudado,beijos.

Anônimo disse...

Oi eeu ameey seeu blog mesmoo comeeçandoo peeloo nomee sabee eeu queroo muitoo fazer faculdadee de MODA tenho apenas 16 anos mais quero muitoo que as pessoas sigam meu BLOG e vejam que ele também é interessante não apenas por que eu tenho só 16 anos :/ então querida me siga poor favoor eu vou amar! http://eleganciafashion.blogspot.com/
Obrigada beijos Parabéns

Camila disse...

Oie!
Menina, que legal... eu acabei de conhecer seu blog, e fui voltando, voltando, voltando... li todos os posts! Simplesmente adorei! Parabéns, vc realmente tem o dom!
Beijos e até sempre!
Camila

Nina disse...

Carrrrlaaaa... mtooo obrigada pelo post... eu amei, pq tbm sofro disso e nn sabia como fazer, mas suas leitoras de plantão nn só te ajudou, pq me ajudou tbm!!
Vou testar esse "secar" e dps te conto!!
ADorei o post..
E o blog, sempre lindo neh?!
Bjos

Giulia Drumond disse...

ai! eu tb estou passando por esse problema...
só que eu tive que literalmente jogar fora duas sapatilhas!!!
tão triste!
eu comprei um desumidificador, espero que funcione!

Patricia disse...

Oi Carla!
Sempre tive umidade em casa. O '"Secar" é uma ótima solução caso não seja muita a umidade. Você via saber, caso tenha que trocar os potinhos o tempo todo, por estarem enchendo de água muito rápido. No meu apartamento anterior o "secar" resolvia, mas no novo não mais. Acabei de comprar um desumidificador (aparelho elétrico que retira a umidade do ar), mas ainda não tive tempo de constatar se funciona ou não. Quando tiver chegado a uma conclusão eu escrevo por aqui.
PAra quem está começando a ter o problema sugiro o "secar",pois é uma soluçao bem mais em conta. O aparelho foi em torno de R$500.
Parábens pelo blog.
Bjs

Susana Delvan disse...

Nossa acabei de passar pela mesma situação que tu! Estou de mudança, agora mesmo quando fui pegar meus sapatos para levar a casa nova... tudo cheio de bolor!!! Peguei tudo e passei um pano úmido em água e amaciante e vim aqui correndo procurar no google e te achei, agora vou lá passar álcool, o bolor saiu com o pano úmido mas o cheiro continua...

Anônimo disse...

Amei o blog linda... Quase tive um ataque de nervos quando vi as minhas paixões sendo atacadas pelo bolor. Brigada pessoal pela ajuda.
bjim

Anônimo disse...

Faça sachês com giz branco enrolado em tule ou organza amarrado com fita e pendure com os cabides ou coloque nas gavetas. Qdo achar que o giz está úmido, é só desenrolar e colocar no forno pra secar. Ficam lindos e duram muito
O secar é ótimo.
Tenho usado os dois e não tenho mais problema com bolor.