quarta-feira, 24 de março de 2010

Especial Casamento 12 - Foto e Vídeo



Vamos lá, continuando o Especial Casamento! Hoje vou falar sobre foto e vídeo, os registros mais importantes do Big Day.
Minha intenção não é ficar indicando ninguém, não sou uma profunda conhecedora do mercado = ) Minha ideia aqui é falar das coisas importantes para se pensar quando o assunto é foto e vídeo.
Em geral o serviço não é dos mais baratos, boa parte da grana que você tem para o casamento, vai para o bolso dos fotógrafos e câmeras. Mas... dá pra se virar!

FOTOBom, eu e o Di estávamos muuuuuiiiito preocupados com isso, fizemos alguns orçamentos de foto, até encontrei preços camaradas, mas o trabalho era péssimo. Pra piorar a situação eu e Diego somos meio metidos a fotógrafos (hehe), a gente realmente gosta de foto, então acaba ficando exigente. Pois bem, tava difícil encontrar um bom profissional no preço que a gente podia pagar. Foi aí que me veio a ideia de comprar só os cliques. Explico, ao invés de fazer o pacote com álbum pronto e tal, a gente pagou pelo serviço do fotógrafo que depois nos entregou todas as fotos em um DVD. Agora a gente tá esperando juntar uma graninha pra mandar fazer o álbum. Assim fazemos do jeitinho que queremos e sem dívidas!

Sobre o fotógrafo, a gente optou por contratar um amigo que faz fotos de casamento há algum tempo, não muito. O resultado foi bom, mas preciso ressaltar que experiência faz, sim, diferença. Por exemplo, ele perdeu o Di assinando o documento do casamento na igreja! Foto do beijo a gente só tem uma que faltou luz e só ficou boa em P&B, mas enfim, isso pode acontecer, né?! Compreensível. Mas, se você é do tipo super perfeccionista, melhor não arriscar = )

Pegue referências (quanto mais, melhor), veja álbuns, acompanhe o trabalho, tire TODAS as suas dúvidas, certifique-se de que o fotógrafo é pontual, combine detalhes que são importantes para você e seu futuro esposo, faça uma ou mais reuniões com o fotógrafo para que ele conheça o casal e, antes que eu me esqueça, fotógrafo sozinho não rola! O cara pode ser muito bom, mas ângulos são importantes, então, no mínimo dois!


VÍDEOJá ouvi noiva dizer que está em dúvida sobre vídeo, que é muito caro, que não vai assistir nem uma vez por ano e tal. Eu mesma disse isso muuuuiiiiitas vezes = ) Achava, literalmente, uma bobeira e desperdício de $$$. Pois bem, até que assisti ao vídeo de uma amiga que casou antes de mim. Ok, continuo concordando que é caro, que se assiste muito pouco, mas mudei de lado, sou da turma das que querem o vídeo loucamente!

Gente, é um arquivo maravilhoso! Fico imaginando meus filhos assistindo aquilo! (ok, eles não vão ter paciência pra ver tudo, mas para que serve o clip de melhores momentos?). É o Big Day, tem que estar registrado!

Como eu fiz? É, a grana realmente estava curta, massssss, temos um amigo que fez cinema e já tinha filmado alguns casamentos, ele faz por hobby mesmo, sabe? Não nos cobrou nem um centavo, pagamos o aluguel de equipamentos e afins e ele, Luiz Paulo e um outro amigo, o Victor, fizeram tudo! Foi o máximo! (Thankx sooooo much Luiz e Victor!!!!). Masssss também não editamos, temos o material bruto e estamos agora procurando alguém que edite. A gente já juntou uma grana pra isso, só falta achar o profissional certo! Mas enfim, o que importa pra mim é que tenho o mais importante, o registro. Da edição, tenho a vida toda pra cuidar (ok, exagero).

Mas e para quem não tem um Victor e um Luiz Paulo na vida? Meu conselho, tente fechar com antecedência e negociar ao máximoooo. E o último parágrafo do tópico FOTO vale para VÍDEO também. Pegue referências....

SUPER-IMPORTANTE

Gente, as fotos de amigos e familiares são sempre ótimas! E muitas vezes trazem ângulos que os fotógrafos não conseguiram! O Di deixou a câmera dele com minha prima, Aline, e a minha câmera profissional ficou com o Tio Marquinho. Minha irmã fez um mooooonte de fotos também. Foi um sucesso total! Essa foto do post, por exemplo, foi de uma dessas máquinas, (não vou lembrar qual), captaram um momento único da nossa primeira dança juntos!

OUTRA COISA

Prometo que tá acabando = ) Só queria contar que quando peguei as fotos do fotógrafo e todas as dos amigos e familiares, selecionei as melhores e joguei tudo no Imovie (programinha que vem no ibook), aí fiz tipo um filme com fotos, sabe? Como se fosse um álbum digital. Ficou a coisa mais linda! O Di fez um menu chiquérrimo e eu fiz montagens do casamento, casamento civil, lua de mel e retrospectiva (que a gente passou na festa). Cada um dos arquivos tem seu espaço no menu. Gravamos vários DVDs, um pra minha mãe, outra para a avó, outro pra gente. Ficou um arquivo pra mostrar para as pessoas enquanto não fazemos o álbum. Fica a dica!

Espero, do fundo do coração, que possa ajudar = )

BeijoCAs

6 comentários:

Sissi disse...

Casei há poucos meses e assino embaixo de todos os seus comentários.

Foto a gente fez com o Fúlvio do Fábio Laub em SP e eu recomento muito. Elas ficaram ótimas mesmo! É um pouco caro, mas nem de longe me arrependo.
Vídeo também eu sempre tento convencer as amigas a fazerem... Ok, quase nunca vemos, mas a sensação de ter ele guardadinho dá uma tranqüilidade! Rs... Sem contar que qdo eu voltei da lua de mel o que eu mais quis ver era exatamente o vídeo pq não me lembrava de mta coisa e, pra isso, é melhor que foto, né?
Super concordo com as fotos de amigos e familiares: fundamentais! Entre as minhas 5 preferidas, 2 são "amadoras"!
Em relação aos DVD's pra mães, avós, etc eu acho um mimo tão gostoso. Pretendo fazer quando fecharmos o vídeo. E é relativamente barato, né? Principalmente se copiar em casa mesmo. Comprando direto do video maker pode sair bem caro. Aliás, estapafurdiamente caro. Rs.

Bjosssss

Carla Vila Verde disse...

Sissi, concordo e concordo MUITO com vc! Só de saber que o vídeo está lá e que a gente pode ver quando quiser... dá uma tranquilidade master = )
BeijoCAs

Grazi disse...

Ai Carla! Post perfeito esse! Concordo com tudo que você falou. No meu caso, já fomos preparados pra pagar uma grana alta em foto e filmagem, porque sabíamos que é caro, mas é o que fica do casamento. E eu amoooo fotos, não tive nenhuma peninha do dinheiro que investimos nesse item. O fotógrafo é super experiente no ramo. A filmagem é com a mesma equipe do fotógrafo, achamos mais cômodo fechar tudo em um só lugar. Assim eles se "entendem" melhor né? Ahhhhhhh e isso dos cliks dos convidados tb é mtooo importante. Porque são as fotos que a gente vai ver primeiro né? Vou intimar todo mundo (exageros a parte) a levar suas câmeras e fotografar cada momento kkkk. E isso de um fotógrafo so realmente é complicado. Fui num casamento de uma amiga que contratou foto com apenas 1 fotógrafo porque ficava mais barato. Mas percebi de longe que prejudica sim até o andamento da cerimônia. Porque quando ela cheogu na Igreja ele foi lá pra fora pra fazer as fotos do carro. Depois correu pra dentro da Igreja pra clicar a entrada dela e por aí vai... achei meio estranho aquilo...

É isso! bjinhos!

Carla Vila Verde disse...

Grazi, sobre fotos de convidados, até esqueci de contar no post, mas eu coloquei no rodapé do cartão de agradecimento o meu e-mail pra quem quisesse mandar fotos. Escrevi algo do tipo "Poderia nos enviar por e-mail as fotos que vc tirou?" Na verdade ninguém mandou = ( Mas achei que a ideia foi boa. hehe Um amigo tb deu a ideia de entregar CDs dentro de um envelope já com o endereço do casal e com selo, assim os convidados levam o CD pra casa e, teoricamente gravam as fotos e enviam para o casal, mas não sei se funciona muito bem na prática.
Beijinhossssss

Unknown disse...

que foto lindaa!

Carla Vila Verde disse...

= ) Obrigada pelo carinho, Camila!
Beijinhos